CNH BA 2018 – Tirar 1ª Habilitação, Renovação CNH, Consulta de Pontos. Detran Bahia

A CNH é uma sigla referente à Carteira Nacional de Habilitação. Ela indica que uma pessoa está apta à dirigir e é válida em todo território nacional. Pessoas acima dos 18 anos precisam frequentar aulas teóricas e práticas, além de fazer uma prova para tirar a licença e poder dirigir.

Estar sempre com sua carteira de motorista atualizada e em mãos quando estiver ao volante é essencial para poder dirigir, sem risco de ficar sujeito à multas e infrações. É importante sempre estar atento à data de vencimento da sua CNH para não andar com ela vencida e preservá-la.

Cada estado é responsável por fiscalizar o DETRAN de seu território. Sendo assim, o órgão responsável por aplicar multas e gerenciar o trânsito no estado da Bahia é o Detran BA.

A CNH é Obrigatória

A Carteira Nacional de Habilitação comprova que o motorista passou pelas etapas necessárias para estar apto a dirigir. Essas etapas envolvem consulta médica, exame psicotécnico, aulas teóricas e práticas, além também de exame teórico e prático. É preciso ser aprovada em todos eles para conseguir tirar a carteira com êxito.

Pessoas que se arriscam a dirigir sem estar com a CNH, cometem uma infração gravíssima. Caso sejam pegas, poderão ter que pagar multas altíssimas, além de ter o veículo apreendido. Como punição, o motorista pode ainda ser preso entre 6 meses e 1 ano.

como tirar a CNH

Todas essas medidas são aplicadas porque conforme o DETRAN, quem não conhece as leis e não está apto à dirigir está colocando sua vida em risco, e também a vida de terceiros. Para dirigir com segurança é necessário conhecer e respeitar as leis de trânsito.

Como Tirar a CNH BA?

Quaisquer pessoas acima de 18 anos que possuem RG, CPF e sabem ler e escrever podem dar início ao processo que ao final resultará em uma carteira provisória. Essa carteira de motorista dura um ano e deve ser renovada após a conclusão desse período.

A renovação é feita dentre as normas estabelecidas e será fornecida uma carteira de motorista definitiva. Porém é necessário sempre estar atento ao vencimento do documento, renovando quando preciso.

Você deve dar a entrada na sede Detran BA ou quaisquer outros postos autorizados pelo órgão. A maioria das auto-escolas toma frente no procedimento, dando as instruções necessárias ao aluno e mantendo-o informado sobre as atualizações e etapas necessárias do processo.

cnh BA

É preciso tirar foto, coletar as digitais e então o possível condutor é avaliado por médicos, para ver se suas condições permitam que ele dirija. Além disso ele passa por exame psicológico e aguarda a aprovação. Só depois ele dá início às aulas práticas. Ao final ele se dirige até o Detran e precisa fazer uma prova para ver se aprendeu os conteúdos ministrados na sala de aula da auto-escola.

Depois disso é dado início às aulas práticas, é feito o exame onde o aluno deve fazer a baliza e dirigir nas ruas. Se aprovado pelo instrutor ele então receberá sua carteira de motorista.

Quanto Custa Para Tirar a Carteira de Motorista BA?

Os gastos para a CNH são vários. Existem taxas administrativas, de exame e cursos em auto-escolas. Por não serem valores fixos, é preciso pedir o orçamento nas auto-escolas. Você pode escolher uma de sua confiança ou alguma indicada por um amigo. O preço pode variar entre elas, então fique sempre atento. O procedimento todo costuma custar cerca de 2 mil reais.

Etapas do Processo de Solicitação da CNH

Será necessário apresentar documentos de identificação: CPF e comprovante de residência. Leve com você cópia de ambos e o documento original. Será então feita a abertura do serviço, coleta das digitais, assinatura do candidato e captura de foto. Além disso será preciso pagar as primeiras taxas necessárias.

tirar CNH BA 2018

Depois disso são feitos exames médicos, para avaliar sua saúde física e mental, verificando se é uma pessoa apta à dirigir. Caso aprovado em ambos, é hora de começar o curso técnico-prático, onde irá aprender sobre as leis de trânsito.

No final o candidato precisa responder questões relacionadas ao trânsito e é aprovada caso acerte 70% das questões ou mais, caso contrário será preciso refazer o teste.

É preciso também fazer 20 horas/aulas práticas, tanto diurnas quanto noturnas e teste de direção. Se aprovado o candidato receberá sua carteira provisória que tem validade de 1 ano. Nesse período o condutor não poderá cometer nenhuma multa grave, gravíssima ou mais de uma média para então receber sua carteira definitiva.

Para mais informações sobre a CNH BA 2018 você poderá entrar em contato com o Detran pelo número (71) 3535-0888.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply