Consulta Multas e Infrações 2018 Detran DF

A CNH até 1987 era chamada de Prontuário Único e não tinha foto. Atualmente, a CNH tem foto, número da RG e CPF. O documento pode ser usado em todo país. Para tirar CNH no Distrito Federal, o primeiro passo é ligar para o 154. Nessa central de atendimento são informadas clínicas credenciadas pelo DETRAN/DF para realização dos exames médicos e psicotécnicos. A busca é feita com o endereço residencial ou comercial do futuro condutor. Após realizar os exames e pagar taxas, vem as aulas teóricas e práticas.

Em posse da CNH é importante mantê-la em dia. A Permissão Para Dirigir vale por 1 ano e a CNH Definitiva é emitida somente se não houver mais de uma infração média, uma grave ou uma gravíssima. A validade da CNH é de 5 anos para motoristas até 65 anos e 3 anos para pessoas com mais de 65 anos. Para renovar a habilitação é necessário realizar exames médicos e pagar taxas.

Passo a passo da 1ª habilitação no Distrito Federal

Retomando: o primeiro passo é ligar para o 154. Com o pagamento das taxas e aprovação nos exames, o futuro condutor recebe o formulário RENACH (Registro Nacional de Veículos Automotores). O RENACH é um sistema que gerencia a emissão da habilitação no Brasil. Com ele em mãos, é hora de escolher o CFC (Centro de Formação de Condutores). O CFC deve ser especializado no veículo pretendido. Conheça as categorias de habilitação:

  • Categoria A: veículos de 2 ou 3 rodas como motos, triciclos, motoneta e ciclomotor;
  • Categoria B: veículos com peso bruto até 3.500 kg ou com lotação máxima até 8 lugares, sem contar o motorista. Também estão inclusos veículos com reboque, mas sem passar o limite de 3.500 kg. Carros, utilitários, caminhonete e camionetas são dessa categoria;
  • Categoria C: transporte de carga com peso bruto total superior a 3.500 kg. Trator de roda, trator de esteira, trator misto, equipamentos de terraplanagem, execução de trabalhos agrícolas e de movimentação de carga com peso bruto até 6.000 kg. Caminhão pertence a categoria C;
  • Categoria D: veículos das categorias B ou C com reboque, semirreboque ou trailer com peso bruto total de até 6.000 kg ou com lotação superior a 8 lugares, como os veículos com dois reboques acoplados;
  • Categoria ACC: veículos com 2 ou 3 rodas com potência máxima de 50 cilindradas, como os ciclomotores;
  • Motor-Casa: veículos na categoria B com até 6.000 kg, veículos na categoria C com mais de 6.000 kg e veículos na categoria D com lotação superior acima de 8 lugares, excluindo motorista.

Após definir sua categoria, você faz a matrícula no CFC. Lá o futuro condutor assiste aulas sobre legislação de trânsito, comportamento, primeiros socorros e mecânica. Caso seja aprovado na prova teórica recebe encaminhamento para as aulas práticas com o Cronograma de Marcação de Aulas com dias, horários e local das aulas e nome do instrutor.

Sendo aprovado nas aulas práticas é emitido encaminhamento para Exame Prático de Direção Veicular no Detran DF. Após reprovação na prova prática no Detran, o novo exame pode ser repetido após 15 dias.

Consulta de CNH Detran DF

Existem quatro tipos de infrações: leve, média, grave e gravíssima. As infrações leves acrescentam 3 pontos, as médias 4 pontos, as graves 5 pontos e as gravíssimas 7. As infrações gravíssimas são multiplicadas por 3 ou 5. Se o condutor atinge 20 pontos em 1 ano ele perde a carteira. Porém, se for condutor profissional, como os taxistas, por exemplo, a suspensão da CNH é com 14 pontos.

Antes de cassar a CNH, o DETRAN DF envia uma notificação pelos Correios. O condutor pode recorrer, solicitando um “Formulário de Recurso” no DETRAN e tem até 30 dias para devolver. Quando o recurso é negado, o condutor passa por uma reciclagem. Este curso aborda os mesmos assuntos do curso teórico da CFC. A reciclagem para quem perdeu habilitação dura 30 horas e a nota de corte na prova é de 70%.

Desde 2015 é possível consultar pontuação no site do DETRAN DF. O serviço permite que o condutor se policie e reavalie seu comportamento para não perder a CNH. Além do mais, tal funcionalidade é gratuita e diminui filas no DETRAN. Veja como é fácil consultar a pontuação da CNH pela internet:

  1. Entre no site http://www.detran.df.gov.br/consultar-habilitacao.html;
  2. Escolha a opção “Consultar Pontuação”;
  3. Digite o número de registro e data de nascimento. Clique em “Enviar” e aparecerá o histórico de pontuação.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply