CNH RS 2018 – Tirar 1ª Habilitação, Renovação CNH, Consulta de Pontos. Detran Rio Grande do Sul

O procedimento para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um pouco demorado e exige dedicação e esforço de todos os candidatos. É para isso que o Detran RS, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, existe: para dar apoio, conhecimento e indicações sobre como o processo funciona do início ao fim.

A CNH é o documento obrigatório e essencial para estar apto a dirigir pelas estradas brasileiras. Por isso, hoje, fique sabendo:

  • Exigências para tirar a CNH no RS,
  • Qual é o passo a passo da habilitação,
  • Tempo de conclusão da CNH,
  • Custo da CNH,
  • Observações.

Entenda isso agora mesmo.

CNH 2018 DETRAN RS

Para os gaúchos, a procura por um Detran do estado do Rio Grande do Sul é o primeiro passo a ser dado para demonstrar interesse em tirar a carteira de motorista.

Saiba que existem algumas condições para ser elegível à candidatura à primeira habilitação da CNH. São elas:

  1. Ter 18 anos completos até a data de abertura do processo de CNH,
  2. Saber ler e escrever,
  3. Apresentar comprovante de residência e uma cópia,
  4. Apresentar documento de identidade com foto (em adequado estado de conservação) e uma cópia,
  5. Apresentar CPF e uma cópia (desnecessário caso o CPF constar no documento de identidade que for apresentado).

A primeira habilitação pode ser solicitada na categoria “A” e na categoria “B” ou ainda em ambas ao mesmo tempo (“AB”). Para curiosidade, existe a autorização para conduzir ciclomotor (ACC), que pode ser combinada com a categoria “B”.

Há uma série de etapas do processo da CNH 2018 Detran RS. Você precisa conhecê-los. Entenda que as etapas devem ser seguidas nesta ordem – afinal, você só poderá prosseguir caso obtiver a liberação da etapa anterior. São essas as fases:

  1. Apresentação da sua documentação em um Centro de Formação de Condutores (CFC);
  2. Emissão da guia para pagamento das taxas pertinentes do Detran RS;
  3. Fazer o pagamento das taxas pertinentes;
  4. Realizar a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental (exame médico);
  5. Aprovado nos exames, é necessário realizar um curso teórico-técnico que tenha um mínimo de 45 horas/aula para categorias “A” e “B” e mínimo de 20 horas/aula para “ACC”;
  6. Após ter cursado o período estipulado, haverá a aplicação de um exame teórico-técnico ou como é popularmente chamada: a prova teórica. É imprescindível que você atinja pelo menos 70% de acertos. No Rio Grande do Sul, o exame conta com 30 questões, sendo que 21 delas precisam estar corretas;
  7. Com a aprovação na prova teórica, você deve realizar as aulas em simulador de direção veicular – mínimo de 5 horas/aulas;
  8. Depois dessas horas, você partirá para o curso de prática de direção veicular, as aulas práticas de direção (são no mínimo de 20 horas/aula para categorias “A” e “B” e mínimo de 10 horas/aula para “ACC”;
  9. Com a conclusão desse período, você vai para a última e grande etapa: o exame de direção – a prova prática.

Detalhes importantes: CNH 2018 Detran RS

Como conseguir utilizar carro na prova prática do Detran RS

Cada hora/aula nas aulas teóricas e práticas correspondem a exatos 50 minutos. Já no simulador de direção, uma aula equivale a 30 minutos.

Esteja de sobreaviso ao compreender que o processo da CNH deverá ter sua conclusão em 12 meses – isso a partir da data de abertura do RENACH (Regitro Nacional de Carteiras de Habilitação). Após esse período, é necessário que você faça a abertura de um novo serviço de primeira CNH.

Obviamente que, caso a nova abertura acontecer no prazo de até um ano a contar da data de encerramento do RENACH anterior, haverá aproveitamento dos cursos teórico-técnico, do simulador e de prática de direção veicular (desde que eles tenham sido concluídos).

Lembre-se da importância de estudar e garantir uma aprovação em primeira tentativa. Os custos para fazer a primeira habilitação são muito elevados e fazem muitas pessoas desistirem por conta disso. Esteja ciente que você desembolsará as taxas de:

  • Expedição do documento de habilitação,
  • Avaliação psicológica,
  • Exame de aptidão física e mental,
  • Exame teórico-técnico,
  • Exame de direção.

Além disso, há os gastos com o curso teórico-técnico (que pode aumentar caso você escolha ter mais aulas do que o mínimo determinado), curso em simulador (que também pode aumentar se desejar ter mais aulas), curso de prática de direção veicular (que aumentará se você acreditar que precisa de mais aulas para se sentir mais confiante).

E, no dia da prova prática, você tem o valor de locação veicular.

Complicado, não é?

Por isso, ao iniciar seu processo de CNH, tenha em mente o quanto você acabará tirando do bolso e esforce-se! Além de sua independência com um documento dessa importância, você também estará gastando uma boa quantia de dinheiro!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply