IPVA Detran BA 2018 – Como Consultar, Calendário de Pagamento, Prazos e Descontos

IPVA é uma sigla para “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”. O valor de 2,5% cobrado sobre o valor do veículo no estado da Bahia, é dividido entre o município e o estado, ficando cada parte com 50%. Assim, um carro registrado em Salvador, tem o valor de seu IPVA dividido entre o município de Salvador e o Estado da Bahia, em percentuais iguais, 50% para um, e os outros 50%para a outra parte.

O valor do IPVA pode variar de Estado para Estado, o valor mais baixo é praticado no Espirito Santo, onde o custo do imposto é de 1% do calor do veículo. Já São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas, cobram 4% sobre o valor do veículo. Todos os estados funcionam com o mesmo padrão de divisão na arrecadação.

O IPVA na Bahia

Tendo uma das alíquotas menores dentre os estados brasileiros, apenas 2,5% sobre o valor do veículo, o Detran da Bahia ainda oferece alguns casos de isenção do IPVA, e também possui uma alíquota diferenciada, com valor de 1%, para alguns casos específicos.

Casos de isenção de IPVA

  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação, o que faz com que o IPVA 2018 considere isento todos os veículos fabricados antes de 2002/2003.
  • Veículos terrestres com baixa cilindrada, com potência menor que 50 cilindradas
  • Embarcações com potência menor que 25 HP.
  • Veículos utilizados como taxis – regulamentados e de motoristas profissionais autônomos
  • Veículos de pessoas jurídicas com direito privado instituído pelo poder publico
  • Maquinas agrícolas
  • Veículos pertencentes a embaixadas, ao corpo diplomático e aos consulados

O Detran da Bahia cobra valores diferentes para carros, motos e motores a diesel

O proprietário de ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais pode comemorar caso seu veículo seja registrado no estado da Bahia, pois ele tem direito a uma alíquota reduzida, de apenas 1% do valor atual do veículo.

O mesmo não vale para quem tem automóveis e utilitários movidos a etanol e gasolina, eles pagam a alíquota de 2,5%. Mas, assim como todos os outros proprietários, ainda podem receber o desconto de 10% sobre o valor do IPVA caso efetuem o pagamento todo à vista, de acordo com o calendário anual.

O maior valor é cobrado daqueles que possuem veículos movidos a óleo diesel, 3% do valor do automóvel, independentemente de serem ou não utilitários. Aqui, o que vale é o combustível.

Confira as alíquotas atualmente válidas para o IPVA no Detran da Bahia

  • 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel;
  • 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais;
  • 1,5 %para embarcações e aeronaves.

Outros casos de imunidade quanto ao IPVA previstos no Detran BA

Segundo o SEFAZ da Bahia, ainda é possível requerer a imunidade do IPVA 2018 os veículos de propriedade dos templos religiosos de qualquer culto, o que significa que um carro registrado para uma determinada igreja (devidamente regulamentada) não paga IPVA, independente do modelo, ano ou combustível utilizado.

E também nos casos do veículo em questão pertencer a uma entidade sindical ou partido político, ou ainda a instituições de educação ou assistência social, sem fins lucrativos desde que:

a) não distribuam suas rendas, a título de lucro;

b) apliquem integralmente os seus recursos no país;

c) mantenham suas receitas e despesas bem documentadas;

Calendário para pagamento IPVA 2018

O calendário para o pagamento começará a ser divulgado a partir do final do segundo semestre de 2017, os contribuintes recebem em casa um informativo com os dados para pagamento.

A cota única, com previsão para pagamento dentro da primeira dezena de fevereiro de 2018 prevê desconto no valor integral de até 10% do imposto. Para quem optar por pagar a cota completa na data de vencimento, o valor do desconto cai para 5%.

Os pagamentos começam na segunda quinzena de fevereiro ainda com desconto e na segunda quinzena de abril para os valores sem desconto.

Como faço para consultar o valor do IPVA?

Você pode fazer uma consulta online para saber o valor, e imprimir uma guia para pagamento. É importante ter em mãos os documentos do carro, com o número RENAVAM.

  • Entre no site do Detran;
  • Clique em Situação do Veículo – esta opção leva até a consulta
  • Coloque o número do RENAVAM;
  • Clique em Pesquisar.

Caso haja alguma pendência para o veículo ela será mostrada a seguir. Você terá a opção de realizar o pagamento dos valores pendentes, precisando apenas imprimir a guia e efetuar o pagamento nas redes autorizadas ou nos bancos diretamente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply