Consulta Multas e Infrações 2018 Detran DF

Sabe-se que dirigir promove um aumento da independência, da liberdade e da questão de conseguir novas oportunidades na vida, afinal, você consegue se deslocar sem a necessidade de depender de outros.Mas portar uma carteira de motorista e, consequentemente, ter um automóvel, também é sinônimo de cuidados e muita responsabilidade. Dirigir sem atenção e sem se importar com as regras de trânsito são ações que irão lhe render prováveis infrações com multas como penalidades.

Quer entender como isso funciona no Distrito Federal? Confira o valor de cada multa, quantos pontos correspondem para a sua CNH e confira o passo a passo para acessar seus débitos e segunda via dos boletos pelo site oficial do Detran DF 2018

Como funciona as infrações no Detran DF

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF), as multas em 2018 são conceituadas como uma forma de punição monetária para todo motorista que infringiu uma lei de trânsito, com o objetivo de conscientizar sobre a falha e evitar que o mesmo motorista cometa novamente este e outras infrações.

As infrações definem todos as ações contrárias às leis de trânsito estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Por isso, a partir do momento que você não respeita uma placa de “Pare”, por exemplo, você está cometendo uma infração.

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), você pode visualizar a classificação das infrações:

  • Infrações Leves: Até 3 pontos na carteira
  • Infrações Médias: 4 Pontos na CNH
  • Infrações Graves: 5 pontos na CNH
  • Infrações Gravíssimas: Até 7 pontos na CNH ou cassação da carteira.

O valor a ser pago (no caso, a multa), correspondente a infração cometida, é variável, assim como os pontos, como foi visto na tabela cima.

Há a questão de extrema importância de estar sempre atento à sua situação em particular, pois você nem sempre poderá perceber que cometeu uma infração. Por isso, o site do Detran DF permite que você consulte como está suas pendências – se há alguma multa a ser paga referente a alguma infração.

Além do mais, esteja sempre preocupado (a) com a pontuação em sua CNH. Lembre-se que alcançar os 20 pontos acumulados fazem você ter a suspensão do direito de dirigir!

Como tirar 2 via do boleto das multas e consultar os débitos

Veja como visualizar, através do site oficial do Detran DF, as informações pertinentes ao seu veículo e se há qualquer débito de multas e pontos na CNH:

  1. Acesse o site: http://www.detran.df.gov.br/,
  2. Role a página e veja uma pequena listagem de nome “Veículos”. Ali, há o item “Consulta Veículo”. Clique nele,
    multas detran df
  3. Na tela que se abrirá, você terá que fazer a digitação da placa e do código Renavam do seu automóvel,
  4. Com esses dois dados preenchidos, clique em “Consultar”.
    consulta de débitos detran df

Na próxima página, você terá acesso a vários dados do veículo, entre os quais as multas pendentes – se existirem –, bem como as características do automóvel, seguro obrigatório, IPVA, entre outras informações básicas.

Existem casos que você pode ter recebido uma multa, porém quem estava dirigindo o veículo era algum parente ou amigo para quem você emprestou o carro. Quando isso ocorrer, você deve procurar indicar quem era o condutor no momento da infração em até 30 dias após a notificação de multa.

Isso fará com que a pontuação da infração cometida seja transferida para a pessoa que realmente a cometeu.

As infrações mais cometidas no Brasil

debitos do detran dfInfelizmente, incidentes acontecem e você pode acabar sendo surpreendido por um deles e se envolver em pequenos acidentes de trânsito ou mesmo cometer algum deslize por esquecimento, por pressa ou porque realmente quis.

Mas acalme-se. Para evitar complicações, você deve sempre se lembrar que a direção defensiva – aquele assunto que foi abordado durante as aulas teóricas quando você tirava pela primeira vez a carteira de motorista – está aí para isso.

Aqueles pequenos deslizes do dia a dia, tal como estacionar em local proibido, ultrapassar em local que também é proibido, ultrapassar sinal vermelho, entre tantos outros exemplos devem ser evitados. Mostre que você tem cidadania e que segue as leis de trânsito – o seu bolso agradece.

O uso de celular no volante, o excesso de velocidade, não usar cinto de segurança e estar com o licenciamento atrasado são algumas das infrações mais cometidas por motoristas brasileiros. Simples de serem obedecidas, mas muito mais fáceis de serem quebradas, não é?

Seja diferente e pratique um trânsito mais seguro para você e para o restante da população desse imenso país.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply