Renavam Detran AC 2018 – Consulta por Placa (nada consta, débitos)

Consultar Renavam é uma das formas mais simples de ter acesso a informações essenciais sobre o veículo, como características principais e eventuais débitos envolvendo o automóvel.

Essa verificação é fundamental especialmente para quem deseja investir em um veículo seminovo ou usado. Ao efetuar a consulta, é possível identificar se existem pendências / dívidas associadas ao automóvel e não ter surpresas desagradáveis depois de finalizar negócio.

Além de ser uma excelente ferramenta para compradores de carro, a consulta também é grande aliada do próprio dono do veículo, que pode acompanhar débitos e se preparar para quitá-los rapidamente, evitando complicações com o Detran.

Curiosamente, a consulta Renavam é simples de ser feita. Mora no Acre, deseja fazer essa verificação, porém não sabe como realizá-la? Então, confira aqui detalhes sobre o documento e um passo a passo para realizar a consulta!

O que é o Renavam?

Trata-se de uma sigla que designa o Registro Nacional de Veículos Automotores. O Renavam é composto por uma série de números que funcionam com uma espécie de RG do automóvel.

Ao Renavam estão associadas informações básicas e detalhadas do veículo, como características físicas, emplacamento, mudanças de dono ou estado, multas, pendências de impostos, entre outros.

Justamente por ser tão completo, o Renavam é a principal informação utilizada na busca por informações minuciosas sobre o carro, ajudando a identificar se há algum problema intrínseco ao veículo.

É importante citar que cada automóvel tem um código único, ou seja, não é duplicável. Por isso, não há a possibilidade de existir dois carros com um mesmo Renavam.

Como saber o Renavam de um veículo?

Para consultar o Renavam AC é preciso ter essa informação em mãos. Mas, você sabe como consegui-la? Simples: o código está disponível no canto superior da CRLV, a Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo.

Caso o automóvel já tenha sido transferido de dono ou estado, também é possível encontrar o Renavam em documentos que comprovem essas mudanças.

É importante que o dono do veículo sempre atente a essa informação. Caso pretenda investir em um automóvel seminovo ou usado, tente obter esse dado junto ao proprietário ou concessionária.

Consulta Renavam Detran AC: como fazer?

A consulta Renavam pode ser realizada no site oficial do Detran AC, basta acessar http://www.detran.ac.gov.br/ e seguir algumas recomendações:

  1. Coloque o mouse sobre a opção “Veículos”, disponível no menu principal do site;
  2. Mantenha o mouse sobre o item “Serviços Online” e clique em “Emissão de Débitos do Veículo”;
  3. Você será automaticamente direcionado para uma página de consulta, onde deverá informar a placa do veículo e seu Renavam. Todos esses dados deverão ser digitados sem espaços. Depois, é só clicar em “Consultar Veículo”;
  4. Uma nova página será carregada e nela haverá todas as informações essenciais sobre o veículo, tais como características físicas, multas processadas, débitos de taxa de licenciamento, seguro obrigatório e IPVA.

Um detalhe importante: o preenchimento dos campos placa e Renavam é obrigatório. Se você não tiver um desses dados não será possível realizar a consulta de forma alguma.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply