Detran BA – IPVA, DPVAT, Licenciamento, Renavam – detran.ba.gov.br

O Detran BA é o órgão responsável por fiscalizar e monitorar o trânsito na Bahia. Com ele deve ser tratados os assuntos de IPVA, Multas e todos aqueles outros ligados à CNH, infrações e trânsito.

É possível fazer muitas das ações necessárias, como consultar multas, ver a situação do IPVA e CNH diretamente no site,  sem precisar se locomover até a sede do Detran. Aqui ensinamos como.

Para isso você deve acessar o site oficial do órgão, que contém todas as informações de forma bastante clara. Você pode clicar ou copiar o seguinte link no seu navegador http://www.detran.ba.gov.br/. É um site bem simples de acessar e provavelmente você não encontrará dificuldades.

IPVA – Cobranças e consulta

A Secretaria de Estado da Fazenda divulga todos os anos uma tabela com os valores do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Eles devem ser pagos na data prevista para não gerar complicações ao proprietário do automóvel.

Ele tem datas variáveis que levam em consideração ao número final da placa do veículo. Para consultar a data do seu veículo, entre no site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Informe o seu código RENAVAM no campo solicitado e clique em “Exibir”. Você terá acesso à data de pagamento e valor que deverá ser pago de IPVA.

Consultar Multas

As multas são revertidas em melhorias no trânsito e são cobradas quando o motorista comete uma infração de trânsito. Além do valor pago, o condutor perderá pontos na carteira de motorista. Por isso é sempre preciso consultá-la.

Acesse o site do Detran Ba http://www.servicos.detran.ba.gov.br/. Já no site informe o código RENAVAM ou Chassi do automóvel e clique em “Pesquisar”. Você verá quantos pontos estão associados À sua CNH e não poderá ter mais de 20 em 1 ano. Depois de 365 dias da multa, eles expiram.

CNH

Se a dúvida é sobre a 1ª habilitação, procure o Detran de sua cidade e pague as taxas de abertura do processo. Serão realizados exames clínicos e depois de todas as aprovações deverão ser iniciadas as aulas teóricas e só então as práticas.

A renovação é feita para avaliar se o motorista ainda possui condições físicas e mentais para conduzir veículos com segurança. Para a renovação da carteira de motorista, acesse o seguinte link http://www.detran.ba.gov.br/renovacao-da-carteira-nacional-de-habilitacao.

Será preciso os documentos:

  • Documento de identificação (original e cópia);
  • CPF (original e cópia), no caso da CNH sem foto;
  • Comprovante de residência ou domicílio (original e cópia);
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação (original e cópia).

Com todos os documentos listados em mãos, dirija-se para o CIRETRAN/SAC e dê a abertura no processo. Será preciso capturar sua imagem, impressão digital e pagamento de taxas.

Será preciso passar novamente pela avaliação médica, psicológica e avaliação teórica. Então após a aprovação é preciso retornar ao CIRETRAN para receber o novo documento de CNH.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply