Detran PA – IPVA, DPVAT, Licenciamento, Renavam – detran.pa.gov.br

O Departamento Estadual de Trânsito, popularmente chamado de Detran, é um órgão que regulariza e fiscaliza o trânsito em todos os estados do país, garantindo o cumprimento de leis e normas.

Curiosamente, cada estado tem um Detran e no Pará não é diferente. O órgão, neste caso, é responsável por todas as questões relativas ao trânsito de todas as cidades paraenses.

Detran Pará 2018

O Detran possui uma longa lista de obrigações, embora as mais conhecidas pelos motoristas sejam a fiscalização do trânsito, aplicação de multas e emissão da autorização para dirigir.

Além de cuidar desses processos, o Detran também é responsável por procedimentos como:

  • Assegurar que todos os motoristas cumpram leis de trânsito, aplicando sanções a quem comete infrações;
  • Formação e reciclagem de motorista, bem como desenvolvimento e execução de campanhas educativas sobre temas envolvendo o trânsito;
  • Realização de processos burocráticos, como emissão de documentos e registros, inclusive efetuação de licenciamentos e emplacamentos, inspeções e vistorias;
  • Instalação, manutenção e atualização de sinalizações em vias públicas, para assegurar a ordem no trânsito.

IPVA 2018

Trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, uma taxa que é paga todo ano por donos de automóveis e tem seu valor estabelecido de acordo com uma porcentagem do total do preço de mercado do veículo.

De dezembro a janeiro o Detran PA encaminha ao proprietário uma carta, notificando-lhe sobre o valor do imposto e data máxima para pagamento, que deve ser cumprida à risca.

Deixar de pagar o imposto pode trazer dor de cabeça. Um dos motivos é que o dono do veículo fica impossibilitado fazer licenciamentos. Além disso, há a possibilidade de o carro ser apreendido. Tudo isso sem contar as multas e juros do IPVA, que costumam ter valor elevado.

Mesmo que o Detran PA encaminhe a notificação sobre o IPVA pelos Correios, o motorista conta com a facilidade de verificar informações sobre o imposto através do site do órgão, apenas informando dados sobre o veículo.

CNH 2018

A CNH, sigla para Carteira Nacional de Habilitação, é um documento emitido pelo Detran e é utilizado para comprovar que determinada pessoa está apta a dirigir uma categoria específica de veículo.

Todo o processo para tirar CNH é feito no Detran PA e é preciso ter paciência e dinheiro, porque é demorado e será preciso gastar com taxas e aulas de formação em autoescola.

Para tirar CNH o candidato faz um cadastro inicial, recolhe informações pessoais e paga parte das taxas, além de realizar os exames médico e psicológico. Após aprovação, o curso de formação de condutores é realizado.

Há, ainda, etapas de realização de provas teóricas e práticas, ambas feitas no Detran PA. Somente após ser aprovado nessas fases o candidato recebe uma permissão para dirigir, podendo solicitar a CNH definitiva posteriormente.

Qualquer outro processo que envolva a CNH também é realizado junto ao órgão, como regularização de suspensões e cassações, transferências de estado ou emissão de segunda via do documento.

É fundamental que o motorista só dirija se estiver com sua CNH. Se for pego sem o documento há a possibilidade de pagamento de multa, cassação do direito de dirigir e o risco de detenção.

Multas

Quando comete uma infração de trânsito, o motorista é autuado pelo Detran e como penalização é obrigado a pagar uma multa, além de acumular pontos em sua carteira de habilitação, que pode ser suspensa caso atinja a pontuação máxima.

Toda infração e penalidade é comunicada via carta ao proprietário do veículo, porém também existe a possibilidade e acompanhar essas informações diretamente no site do Detran PA.

Detran PA online

O Detran PA oferece ao motorista a facilidade de realizar determinados procedimentos por meio da sua plataforma online, sem precisar sair de casa ou passar horas em uma fila de espera.

Ao todo, são 25 serviços de habilitação e de veículo que são disponibilizados no site, tais como impressão de boletos de taxas, acompanhamento de processos de CNH, consulta de multas, débitos e pontos acumulados na carteira.

Para conferir e utilizar todos os serviços, basta acessar o site do Detran PA no endereço www.detran.pa.gov.br e clicar no ícone de serviços online. A página seguinte trará uma lista com todas as opções disponíveis.

Clique no serviço que deseja realizar e uma janela surgirá na tela. Basta preencher os dados requisitados e seguir as indicações para finalização do processo com total praticidade.

Utilizar o site do Detran PA é uma excelente pedida para solucionar de forma rápida eventuais pendências, bem como para acompanhar e controlar dados importantes como multas e pontos, para eliminar o risco de ter problemas junto ao órgão.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply