Detran RN – IPVA, DPVAT, Licenciamento, Renavam – detran.rn.gov.br

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, o Detran RN é o órgão responsável por realizar todos os serviços relacionamentos a atuação e gerenciamento da frota de automóveis do estado.  Todos aqueles que são  motoristas ou tem a propriedade de um veículo precisam cumprir as responsabilidades e acompanhar informações da instituição para manter com suas obrigações sempre em dia e evitar acumulo de débitos.

Para facilitar o acompanhamento e acesso à serviços do Detran RN existe o site oficial da  instituição que permite a consulta de informações, agendamento de vistorias, acesso a informação e retirada de 2 via de contas.

Site do Detran RN

O Site do Detran RN (http://www.detran.rn.gov.br/)  conta com um menu superior onde deverá ser escolhido o tipo de serviço que deseja acessar.  Com essa fácil navegabilidade você poderá acessar as seguintes possibilidades:

  • Consulta de Multas
  • Consulta de Débitos
  • Segunda vida de contas ou impostos
  • Orçamento de serviços
  • Agendamento de vistoriais
  • Acompanhamento do processo de habilitação
  • Pedido de segunda vida da CNH
  • Realizar o registro de veículos
  • Consulta de legislações de trânsito
  • Como recorrer à multas de trânsito
  • Licitações
  • Calendário de licenciamento

Você que adquiriu um automóvel ou foi habilitado recentemente de conhecer todas as suas obrigações junto à instituição. São elas:

site www.detran.rn.gov.br

IPVA RN

O IPVA no Detran RN é cobrado no primeiros semestre de cada ano e pode ser parcelado em no máximo ate 3 parcelas.  No www.detran.rn.gov.br é possível realizar o cadastro e imprimir o boleto para realizar o pagamento, apesar do mesmo chegar na residência via Correio.

Para quem quer parcelas as parcelas será obrigatório entrar no site caso tenha perdido um dos boletos. Assim, você evita demoras no pagamento e ainda consegue acessar com facilidade o documento necessário.

Consulta ao Renavam

A consulta ao Registro Nacional de Veículos Automores (Renavam) é a forma mais fácil de conferir todas as informações sobre algum veículo registrado no estado do Rio Grande do Norte. É com esse tipo de pesquisa que você terá as seguintes informações do carro:

  • Ano, modelo e marca
  • Cor
  • Se houve complicações anteriores
  • Todos os débitos do veículo
  • Todas as multas ainda não pagas do veículo

A consulta é muito importante para conferir se as suas responsabilidades estão sendo cumpridas em  dia e também na compra e venda de carros usados para se  certificar do real valor do automóvel a ser pago, uma vez que para realizar a transferência de bens no Detran só é possível após todos os débitos estarem quitados.

renavam detran rn

Multas no Detran RN

Todas as multas de trânsito podem ser consultadas por meio da pesquisa do Renavam do carro no site oficial.  Lembre-se que infrações não ficam registradas na carteira de motorista, mas sim no histórico do carro.

Enquanto isso, a CNH acumula os pontos de infrações de acordo com a gravidade da autuação. Até que se chegue a 20 pontos o condutor pode continuar a rodar normalmente, acima disso terá sua carteira de motorista caçada e precisará realizar um curso de reciclagem numa autoescola para conseguir se reabilitar novamente.

Como tirar a carteira no Rio grande do norte

O processo de retirada de carteira de motorista é igual para todos os estados. É preciso realizar em parceira com uma autoecola certificada pelo Detran. Primeiramente é necessário fazer o pagamento de acordo com as possibilidades oferecidas pelo centro de formação de condutores, depois fará o exame psicológico e físico, as aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e por fim o exame prático.

Qualquer fase tem a possibilidade de possibilitar numa reprovação, em que será preciso pagar o re-teste. O prazo de expiração para retirar uma carteira da categoria A ou B para quem ainda não é habilitado é de 1 ano para concluir todo o processo.

Para retirar outras carteiras para já condutores como por exemplo a C para  caminhão e D para carretas o prazo é maior, de 5 anos até mais.

vistoria do detran rn

Licenciamento anual

O Licenciamento é feito de forma anual, ou seja, todos os anos é preciso estar com todos os impostos pagos para pagar o valor aproximado de R$ 100,00 a R$ 150,00 dependendo do veículo para  conseguir retirar o documento atualizado do carro, o Comprovante de Registro e Licenciamento Veicular (CLRV).

Quem não estiver com seus débitos quitados fica com o veículo de forma ilegal e se pego pela polícia ou numa blitze será confiscado para o pátio do Detran RN. Só sairá de lá mediante a quitação de todos os débitos e ainda pagamento da estadia referente a todos os dias que o automóvel  permanecer apreendido.

Atendimento

Se você quer tirar alguma dúvida ou precisa de um auxílio maior do Detran RN será preciso entrar em contato pelo atendimento telefônico. O atendimento presencial só acontecerá das 8 às 16h.

Administrativo: (84) 3232-7315
Registro de Veículos: (84) 3232-1501
Habilitação: (84) 3232-2985
Financeiro: (84) 3232-1236
Educação e Fiscalização: (84) 3232-1289
Operações: (84) 3232-2963
Ouvidoria: (84) 3232-1000
IPVA: (84) 3232-1235


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply