DPVAT Detran MG 2018 – Seguro Obrigatório. Como Consultar e Realizar o Pagamento

O DPVAT é mais uma das obrigações dos proprietários de veículos diante do Detran. Ele é um seguro obrigatório, que assim como o Licenciamento e IPVA, deve ser pago anualmente. Ele é a sigla do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, de onde se origina seu nome.

O Departamento de Trânsito de estado é o responsável por recolher o Dpvat dos habitantes do seu território. Sendo assim, em Minas Gerais o recolhimento é feito pelo Detran MG. Então quaisquer dúvidas a cerca do assunto podem ser solucionadas juntamente com o órgão.

O que é o Dpvat?

Ele é um seguro recolhido para auxiliar e indenizar vítimas de acidentes de trânsito, como por exemplo em casos de colisões e atropelamentos. O seguro não cobre os danos do veículo, mas sim os gastos que as vítimas obtiveram com tratamentos médicos provenientes do acidente.

O DPVAT irá reembolsar os gastos obtidos com médicos e tratamentos para a vítima do acidente. Em caso de morte do acidentado, ele irá indenizar a família da vítima fatal. E por último, em casos que ocorrer invalidez, também há o pagamento de indenização, desde que esta seja comprovada por laudos médicos.

Pagara o DPVAT é muito importante para as vítimas destes acidentes, deixando assim de ser apenas uma obrigação e se tornando um ato de cidadania. É apenas importante lembrar que ele não assegura acidentes que ocorreram fora do território brasileiro ou aqueles que aconteceram em aeronaves, bicicletas, barcos e trens.

seguro dpvat

Caso o pagamento não seja feito

O não pagamento do DPVAT gera algumas complicações diante do Detran MG. Além de pagar multa e ter pontos acumulados na carteira, o motorista fica impedido de realizar o licenciamento do veículo, até que as dívidas pendentes sejam pagas.

Caso se envolva em algum acidente nesse meio tempo, o motorista não irá ter o auxílio do DPVAT, tendo que arcar com todas as despesas médicas sozinho.

O pagamento pode ser realizado juntamente com o Licenciamento do Veículo ou com o IPVA. As especificações das datas e prazos são fornecidas pelo Detran MG.

Como Consultar e Emitir Guia do Seguro

  1. Primeiramente é preciso acessar o site oficial do Detran MG, através do link https://www.detran.mg.gov.br/;
  2. Logo na página inicial você verá uma barra horizontal de menu na parte superior do site. Dentre as opções disponível, clique em “Veículos”, conforme mostra a imagem abaixo:consulta DPVAT detran MG
  3. Uma nova página irá carregar, na seção “Taxas/IPVA/Seguro (DPVAT), selecione “Seguro DPVAT”;como consultar dpvat detran mg
  4. Preencha corretamente as informações solicitadas – Placa, Renavam e o código de autenticação gerado automaticamente pelo site. Depois clique em “emitir guia” e pronto!consulta dpvat detran mg

Consultar a Situação do Veículo

Para consultar a situação do veículo e averiguar se o pagamento do DPVAT foi ou não realizado, siga o passo a passo do tutorial abaixo:

  1. No site oficial do Detran MG clique em “Veículos” no menu horizontal superior da página inicial;consulta DPVAT detran MG
  2. Uma nova página irá carregar e na seção “Situação do Veículo”, clique em “Consulta da Situação do Veículo”;consultar pendências detran mg
  3. Digite então o número do chassi, placa e caracteres de autenticação, então clique em “Pesquisar”.
  4. A nova página irá trazer informações se há alguma pendência do veículo, não só do Dpvat, mas também de multas e infrações, bem como outras dívidas em aberto.

Caso haja pendências, você deve imprimir o boleto e realizar o pagamento o quanto antes para evitar multas e juros.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply