DPVAT Detran RJ 2018 – Seguro Obrigatório. Como Consultar e Realizar o Pagamento

O seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é um imposto que deve ser pago por qualquer pessoa que possua algum veículo, independente se for uma moto até mesmo um caminhão.

Ele serve para situações em que há acidentes de trânsito, independente se for utilizado para indenizar o motorista ou até mesmo o pedestre. Esse imposto serve para indenizar qualquer pessoa que esteja envolvida no acidente de trânsito. Veja aqui como conseguir realizar a consulta do Seguro DPVAT no estado do Rio de Janeiro e mais.

Seguro DPVAT RJ – Consulta

É importante que você, motorista do estado do Rio de Janeiro, esteja sempre em ordem com os seus pagamentos, não somente com o DPVAT mas também o IPVA, licenciamento e outros.

Veja abaixo como conseguir realizar a consulta e pagamento desse seguro por meio do site oficial do Detran fluminense.

  1. Acesse o site oficial da empresa que administra o DPVAT: http://www.seguradoralider.com.br/;
  2. Role a página até chegar na categoria “Pague Seguro”, clique em “Consulta a pagamentos efetuados” conforme a imagem mostra abaixo;
  3. Agora você precisa escolher qual a forma de consulta será realizada: por meio da consulta da placa, do Renavam ou pelo número do chassi. Em todas as opções é necessário selecionar o ano de consulta e preencher corretamente o código de segurança.

Pronto, agora você já tem acesso a consulta dos pagamentos realizados e se há algum atraso. Fique atento para sempre manter em dia suas contas perante o estado. Se você quer saber como é o procedimento para pagar o seu DPVAT, veja abaixo.

Seguro DPVAT RJ – Pagamento

  1. Voltando a página inicial, agora é preciso que você selecione a opção de “Como pagar” na mesma aba do “Pague Seguro”;
  2. Agora clique em ”Saiba como pagar” após ler as informações existentes nessa página;
  3. Selecione o estado do Rio de Janeiro no mapa do Brasil que irá abrir, dessa maneira você vai saber todas as opções de pagamento dentro do estado de acordo com o modelo do seu veículo.

Fique sempre atento para manter os pagamentos relacionados aos impostos do seu veículo em dia, dessa maneira você não corre riscos de ter o carro confiscado ou de ter que arcar com mais gastos com juros ou multas.

Seguro DPVAT – O que está incluído?

O seguro DPVAT está disponível para todas as seguintes situações abaixo:

  • Em acidentes de trânsito que incluem despesas com assistência médica e hospitalar, independente se for a vítima ou quem ocasionou o ocorrido;
  • Em casos de morte, o herdeiro do falecido recebe os valores de indenização;
  • Em acidentes que aconteça a invalidez da pessoa.

É necessário que caso precise solicitar o reembolso dos valores gastos alguns documentos estejam em mãos, como por exemplo:

Invalidez

  1. Documentos pessoais da vítima como o RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de casamento e também a de nascimento.
  2. Documentos que comprovem o acidente como da Portaria da polícia civil, Boletim de ocorrência policial ou Portaria do inquérito policial;
  3. Comprovação pelo laudo do IML ou documento médico.

Falecimento

  1. Documentos pessoais da vítima como o RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de casamento e também a de nascimento.
  2. Documentos que comprovem o acidente como da Portaria da polícia civil, Boletim de ocorrência policial ou Portaria do inquérito policial;
  3. Certidão de óbito da vítima, laudo do IML e a comprovação da qualidade do beneficiário.

É importante saber que essa solicitação, em ambas as situações, só pode ser solicitada em até 3 anos após o acontecimento. Fique atento para conseguir dar a entrada no seguro o quanto antes e garantir o seu direito como cidadão brasileiro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply