DPVAT Detran PR 2018 – Seguro Obrigatório. Como Consultar e Realizar o Pagamento

O DPVAT é a sigla que caracteriza o Seguro Obrigatório para todos os motoristas do Brasil – é aquele seguro contra os Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, visando proporcionar segurança no trânsito e indenizando as vítimas destes acidentes, sem apuração de culpa. Quem faz a cobrança do DPVAT 2018 é o Detran PR, em seu estado de jurisdição, que é o Paraná.

Você, como motorista deste belo estado, deve estar atento aos prazos e quitar corretamente com este imposto super importante para a sociedade.

DPVAT 2018 Detran PR: Como ter a 2ª via?

Embora a verificação de sua situação veicular seja feita através do site oficial do Detran PR, há casos relacionados ao DPVAT 2018 que serão realizados em outros endereços.

Em situações de necessidade de emitir uma 2ª via da guia de recolhimento da taxa do DPVAT, você precisará acessar o site oficial da administradora do seguro, que é a Seguradora Líder.

Quer aprender como fazer isso? Olha só:

  1. Acesse a página: https://www.seguradoralider.com.br/,
  2. Na página inicial, passe o cursor do mouse sob o menu “Seguro DPVAT” e clique em “Pague Seguro”,
  3. A nova tela exibe informações sobre como pagar, informações de pagamentos efetuados e informações gerais sobre o pagamento, caso você tenha alguma dúvida. Para seguir para a 2 via, clique em “Saiba como pagar”,
  4. Por último, no mapa brasileiro clique sobre o estado do Paraná. Surgirão várias opções de pagamento dependendo do tipo de veículo que você usa – leia com atenção e gere a guia que necessita.

Viu como é simples e fácil?

O valor do DPVAT nunca é alto, geralmente variando entre R$ 63,00 para carros e R$ 180,00 para motocicletas.

Este pagamento pode ser feito juntamente com o IPVA.

DPVAT Detran PR – Não pagamento e utilização

Os recursos arrecadados com o imposto do DPVAT são importantíssimos para a segurança de todos os brasileiros que se envolverem em acidentes de trânsito com veículos automotores de via terrestre.

Ou seja, são os motoristas, passageiros e pedestres que acabam se envolvendo em um determinado acidente que estarão indenizados pelo seguro DPVAT.

Saiba que o seguro DPVAT irá indenizar a invalidez permanente (seja ela parcial ou total), custeio de despesas médico-hospitalares e indenização por morte.

Os valores para os casos de invalidez e despesas são variáveis, pois dependem da gravidade da lesão e do total gasto e comprovado, de maneira respectiva. Na morte de uma vítima, a indenização vai para os familiares ou herdeiros legais.

O DPVAT é um seguro de função social, por isso esteja ciente de sua obrigatoriedade e da valorização à vida.

Não pagar o DPVAT não rende infração. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), você sofre com penalidades se estiver com o veículo sem licenciamento ou com licenciamento vencido. Mas não pense que com isso você pode ficar sem fazer o pagamento do DPVAT.

Quando você for fazer o seu Licenciamento 2018, você precisará quitar quaisquer dívidas pendentes em seu veículo – e lá constará que você está com o DPVAT atrasado. Viu só?

Vale lembrar que caso você se envolva em um acidente de trânsito, você precisará arcar com todas as suas despesas, não tendo direito a qualquer valor do seguro DPVAT.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply