IPVA Detran MS 2018 – Como Consultar, Calendário de Pagamento, Prazos e Descontos

IPVA é uma sigla que vem de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é responsabilidade do Detran, e como cada estado tem o seu próprio Departamento de trânsito, o valor pago é diferente em cada região do país. Normalmente o IPVA calculado varia entre 1 a 3% do preço do veículo, mas em alguns estados pode chegar até mesmo em 4%! O valor costuma ser mais alto nas regiões metropolitanas.

O dinheiro arrecadado é usado para melhoria e manutenção das vias, placas, sinaleiros, mas não só isso. O valor é usado em outros setores públicos, como saúde e educação. Por isso é tão importante contribuir sem atrasos.

Saiba aqui como ver a situação do IPVA em Mato Grosso do sul, através do site oficial do DETRAN MS, sem precisar sair do conforto de sua casa. Ao fazer uma consulta regularmente você evita atrasos no pagamento e as consequência que o não pagamento  acarreta, como multas, juros e até a incapacidade de renovar os documentos.

Como emitir uma segunda via do pagamento

Primeiramente acesse o site do SEFAZ clicando no link a seguir ou copiando e colando a URL no navegador de sua preferência: http://www.sefaz.ms.gov.br/;

Na página inicial procure pelo botão “IPVA”, conforme mostra a imagem abaixo:

consultar ipva detran ms passo1

Você será redirecionado para uma nova página, onde deverá selecionar a opção débitos. Veja:

como fazer a consulta ipva detran ms

Preencha os dados solicitados. Será necessário informar a placa, RENAVAM e o captcha para autenticar o login. Clique em “Consultar” e pronto.

como a consultar ipva detran ms

A página a seguir trará as informações do seu IPVA, se ele possui débitos em aberto ou se já foi quitado. Caso ainda não tenha sido pago, imprima-o para realizar o pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas.

Calendário de Pagamento

As datas para o pagamento variam de acordo com o final da placa do veículo. Cada número corresponde a um mês e existem três datas para quitar a dívida. O IPVA pode ser dividido em até 3 parcelas. A primeira data oferece 10% de desconto para quem quiser pagar o valor total, sem parcelar. Na segunda data é possível pagar a segunda parcela, ou o valor total (porém sem descontos). Na terceira data deve ser quitada a última parcela de quem optou pelo parcelamento.

As datas ainda não foram divulgadas, mas são similares todos os anos e próximas uma da outra. Veículos com placas terminadas em 1 (por exemplo), terão que realizar o pagamento em 15/01; 15/02 e por último em 15,03.

Como pagar o IPVA

Você poderá pagar o IPVA em qualquer casa lotérica ou agência bancária de sua preferência, até mesmo pelo internet banking. Para pagar pela internet basta verificar se seu banco permite essa transação, assim você poderá quitar a dívida até mesmo sem sair de casa.

Para aqueles que não receberam multas nos últimos dois anos, há o desconto de 15% do imposto. Os que não cometeram multas apenas no último ano o desconto é de 10%. É um bom incentivo para ser prudente e cauteloso com a direção.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply