IPVA Detran SE 2018 – Como Consultar, Calendário de Pagamento, Prazos e Descontos

O Departamento de Trânsito é um órgão estadual com várias responsabilidade a respeito do trânsito, condutores e veículos. Dentre elas está a cobrança de Impostos Sobre Propriedade de Veículo, o popular IPVA. Ele é uma taxa anual, que deve ser paga por todos os donos de automóveis, que é utilizado para melhorias públicas no estado.

Em Sergipe, o grande responsável pela arrecadação é o Detran SE. Metade do valor fica para o estado e a outra metade é destinada para o município em que o veículo foi emplacado. E, ao contrário do que muitos imaginam, o dinheiro não é revertido apenas no trânsito. O IPVA é utilizado também para melhorias na saúde, educação, pavimentação e outros serviços públicos.

Pagar suas dívidas desse impostos em dia não é só uma obrigatoriedade, mas sim um ato de cidadania. O atraso ou não pagamento do mesmo pode gerar consequências para o proprietário do veículo, que incluem desde multas e juros, até à uma sanção mais grave. Hoje vamos ensinar como emitir a segunda via do seu IPVA e como pagá-la para evitar essas penalidades.

Como emitir uma segunda via do pagamento

O Detran SE disponibiliza em seu site oficial a opção de fazer a consulta e até pagamento do IPVA. Assim você pode acompanhar todo o processo e verificar a situação do seu veículo, regularizando-a se necessário, sem sair do conforto de sua casa. É muito prático, seguro e você economiza tempo, sem precisar esperar em filas ou se deslocar à uma sede para emitir seu IPVA. Para isso, basta seguir o passo a passo do tutorial abaixo que preparamos para você:

  1. Acesse o site oficial do Detran SE, clicando no link a seguir, ou copiando e colando a URL no navegador de sua preferência: www.detran.se.gov.br;
  2. Já na página inicial, logo no topo do site, clique na opção “Serviços de Veículos”;
    Consulta IPVA Detran SE 1
  3. Uma nova página irá carregar, com vários serviços disponíveis. Localize e clique na coluna de consultas a opção “Dos Detalhes do IPVA”, conforme mostra a imagem abaixo:como Consultar IPVA Detran SE 3
  4. Na próxima página será necessário informar o código RENAVAM do veículo, além do código de segurança (ambos presentes do CRLV) e o código de autenticação gerado automaticamente pelo site. Digite cada informação no campo solicitado e clique em “Confirmar”;
  5. Você será redirecionado à situação do seu IPVA e poderá ver se está em aberto ou se já foi realizado o pagamento.

Calendário do Pagamento

O calendário de pagamento fica sempre disponível no site do SEFAZ. O número final da placa dos automóveis corresponde ao mês em que deve ser pago. Para consultar, logo na página inicial posicione o cursor em “Serviços”, abrirá uma guia com várias opções. Role até encontrar IPVA, e selecione o mouse em cima sem clicar. Dentre as opções disponíveis clique em “Calendário”, para parcelar o IPVA clique em “Parcelamento”.

calendário IPVA Detran Sergipe

calendário IPVA Detran SE

Quem pagar em parcela única recebe 0% de desconto, porém só é valido para o primeiro mês. Quem optar por pagar em parcela única no segundo mês não recebe o desconto.

Como pagar o IPVA

Você poderá pagar o seu IPVA em agências bancárias ou casas lotéricas. Para isso volte até as opções de “Serviços de Veículo”, como ensinamos acima e depois selecione uma das duas opções: “Licenciamento Anual/IPVA (Banese)” ou “Licenciamento Anual/IPVA (Outros bancos)”. Você precisará informar alguns dados e poderá então realizar o pagamento, imprima ou anote o código de barras da cobrança e pronto!

como pagar o IPVA

O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor do veículo, a porcentagem varia em cada estado podendo ser entre 1% a 4% do total do veículo.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply