IPVA Detran PR 2018 – Como Consultar, Calendário de Pagamento, Prazos e Descontos

O IPVA é uma taxa recolhida pelo Detran, que ao contrário do que muita gente pensa, não traz melhorias apenas ao transito. A verba arrecadada é repassada à Secretaria da Fazenda do Estado e traz benefícios à toda população. O dinheiro é investido em educação, saúde, assistência, cultura, estrada e transportes. Por isso é tão importante pagar a taxa.

No ano que vem o IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, não deve sofrer nenhuma alteração no Paraná. Então se você já sabe como realizar o pagamento e consulta, basta fazê-los normalmente. Caso contrário, iremos lhe ensinar. Os prazos, descontos e regras continuarão as mesmas que o contribuintes já seguiam nos anos anteriores.

O Que Acontece Se Eu Não Pagar o IPVA?

Essa é uma dúvida de muitos brasileiros. O não pagamento desse imposto traz complicações junto ao órgão do estado, no caso ao Detran PR. Fica impossível fazer o licenciamento do veículo. Além disso o nome do proprietário fica negativado, tornando impossível a obtenção de crédito. O veículo pode ser até mesmo aprendido. Então para evitar complicações e dores de cabeça, pague suas taxas sempre em dia.

Como Consultar o IPVA do Detran PR?

Em primeiro lugar é preciso entrar no site oficial do Detran, para isso você pode clicar na seguinte URL http://www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos/geraExtrato.do?action=iniciarProcesso. Caso o link não funcione, copie-o e cole no seu navegador.

Preencha os dados solicitados, conforme mostrado na imagem acima. Para encontrar o RENAVAM que se pede, consulte o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Ele também é conhecido popularmente como “documento do carro”. A informação deve estar logo no topo do documento.

Depois de preencher o RENAVAM corretamente, digite os caracteres aleatórios que são gerados automaticamente no site. Após todos os dados preenchidos clique em “Pesquisar”.

Na tela seguinte aparecerá todas as informações do seu veículo. É possível saber se o seu IPVA já está pago ou se ele está pendente. Você tem acesso às multas aplicadas e infrações cometidas, bem como aos pontos da sua carteira. Então vale sempre a pena dar uma olhada caso queira ver a situação do seu veículo!

Outras Transações

Se você está precisando imprimir boletos, renegociar seus débitos, consultar o vencimento, valores ou efetuar o pagamento, a transação é um pouco diferente. Para isso clique no link a seguir, ou se ele não funcionar, copie e cole a URL no seu navegador:  http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=432.

Após carregar a sua tela como na imagem abaixo, clique onde se pede para “Parcelar/Pagar o IPVA”.

Você será redirecionado ao site da Secretaria da Fazenda do Estado. Será preciso informar seu RENAVAM e também os caracteres da imagem de controle, que é gerada automaticamente pelo site. Em seguida clique em “Consultar”.

Aparecerão as informações detalhadas do seu IPVA. Você poderá imprimir os boletos para efetuar o pagamento e quitar os débitos em aberto ou renegociar os valores. Após imprimir o boleto, lembre-se sempre de pagá-lo na data certa para que não haja a cobrança de juros e multas.

Você pode utilizar o internet banking, postos autorizados, lotéricas ou agências bancárias.

Descontos no IPVA Detran PR e Isenção

É possível conseguir 5% de desconto do valor do seu IPVA quando esse é quitado o valor total até a data limite de pagamento, que deverá ser em fevereiro. Para isso também é preciso pagá-lo em parcela única.

Quem optar em parcelar o IPVA, as parcelas poderão ser divididas em até 5 vezes com valores iguais. O vencimento irá variar entre março e julho. Existe também a opção de fazer o pagamento único no mês de março, porém quem escolher essa opção não receberá o desconto de 5% no IPVA.

São isentos veículos utilizados em meio de transportes escolares, carros usados por taxista e aqueles que possuem mais de 20 anos de fabricação.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply