Licenciamento Detran CE 2018 – Como Consultar, Tabela e Pagamento

Para todos os motoristas é muito importante estar sempre atento ao trânsito e todas as legislações. Só assim é possível ficar livre de possíveis multas, infrações e ainda evitar acidentes, garantindo a sua segurança e de terceiros.

Dentro de várias obrigações dos motoristas, existe o DPVAT e IPVA. Uma outra delas é o licenciamento do veículo CE. E nesse texto vamos ensinar como mantê-lo em dia, para que você possa trafegar nas ruas com tranquilidade, sem estar sujeito à multas.

Consultar o Licenciamento do Veículo Detran CE

Para evitar quaisquer complicações com o órgão do Detran de seu estado, é sempre importante consultar a situação do licenciamento do seu veículo. Como o Departamento de Trânsito é independente em cada estado do país, aqui vamos ensinar como fazê-lo no site do Detran CE.

Para isso, basta que você siga as instruções do tutorial passo-a-passo que ensinamos abaixo:

  1. Primeiramente acesse o site oficial do Detran CE. Voê pode clicar no link, o copiar a URL e colar em seu navegador: http://portal.detran.ce.gov.br/.
  2. Já na página inicial, terá uma coluna no lado direito da tal escrita “Serviços”. Dentre as várias opções listadas nela, escolha “Consulta de Veículos”.
  3. Dentre as opções, você encontrará duas delas a completa e a simplificada:
    • Completa: Fornece todas as características do automóvel, multas processadas e vários outros dados.
    • Simplificada: Como o nome já insinua, esse tipo de busca é mais simples. Ela fornece os dados básicos do veículo. Como: se há multas, débitos do IPVA, queixas de roubo e outros.
  4. Selecione a forma que achar mais apropriada para o que quer.
  5. Uma nova página será carregada, em ambas as opções. Nela você deverá digitar as informações do seu veículo. Na simplificada será solicitada apenas a placa, na completa será preciso digitar também o RENAVAM.

Qual Importância de Manter o Licenciamento em Dia?

Você sempre deve ter em mãos o CRLV do seu carro quando resolver sair com o veículo. A sigla significa Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é ele o popular documento do carro, ou também chamada apenas de Licenciamento.

Ele é uma taxa anual e obrigatória, bem como o IPVA e DPVAT. Ele é fundamental para atestar que o veículo tem as condições mínimas de segurança para trafegar nas ruas. Assim o Detran garante que o carro circule em segurança, sem colocar a vida do motorista e de terceiros em risco.

crlv detran cearáO Licenciamento garante que o veículo está de acordo com as normas ambientais e segurança impostas. Assim eles circulam de acordo com a lei e evitam acidentes.

O valor do licenciamento varia de acordo com o Estado, pode ser pago juntamente com o IPVA. Você pode pagá-lo de uma vez só – ganhando descontos no pagamento-, ou parcelado – porém sem descontos.

Caso não possua o Licenciamento do Veículo ou não esteja acompanhado dele ao dirigir, o DETRAN aplica punições. São elas: multas, pontos na carteira e o motorista pode até ter o veículo apreendido.

O que Fazer Se o Veículo for Apreendido?

Nos casos em que o veículo for apreendido, será necessário pagar uma taxa e apresentar CRLV (se o possuir). Caso não possua, será necessário pagar os débitos em aberto antes da liberação do automóvel.

Para evitar essas dores de cabeça, pague sempre o Licenciamento em dia. O boleto será enviado pelo Detran Ceará até a sua residência. Caso não chegue será necessário emitir uma segunda via. Fique sempre atento às datas de vencimento para não passar do prazo e sofrer com as possíveis punições.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply