Licenciamento Detran SC 2018 – Como Consultar, Tabela e Pagamento

Manter-se em dia com as obrigações legais em relação aos seus bens é fundamental para evitar qualquer problema ou percalço e ficar sempre seguro ao trafegar. O Licenciamento SC 2018 é a taxa anual que deve ser paga para o DETRAN para que o seu veículo esteja regulamentado e possa transitar livremente.

Para que isso aconteça, é necessário pagar a taxa de licenciamento (o que acontece quando você adquire o veículo) e anualmente esta taxa está também associada ao pagamento do seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, do IPVA e da regularização de quaisquer multas que o carro possa ter recebido no último ano.

Por que é importante realizar o licenciamento SC 2018

Para pagar o IPVA, o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento dos automóveis que estejam registrados no estado de Santa Catarina/SC, você pode se dirigir à uma agência do Banco do Brasil, além de poderem também ser pagos no banco Itaú e no Banco Bradesco, porém, para estes há um procedimento a mais.

Para utilizar os dois últimos bancos, você precisa previamente emitir uma via do boleto, você consegue fazer isto acessando o site do Detran e inserindo o número Renavam do seu automóvel. Você pode encontrar o número do Renavam do seu veículo na sua carteira nacional de habilitação (CNH).

É importante sempre lembrar que o licenciamento é um processo feito anualmente, e caso você não tenha realizado o procedimento em algum ano anterior será necessário atualizar suas taxas com o pagamento de multas.

Caso você não esteja com o licenciamento SC em dia, seu veículo está passível de multas, perda de pontos na sua carteira e até mesmo apreensão caso você seja parado em uma blitz e não esteja com os documentos do veículo regularizados. Por isso, você deve sempre portar o licenciamento.

Para o comprovante do pagamento, é necessário que você aguarde a chegada do documento oficial por via Correios, que irão tratar do transporte do comprovante válido para apresentação.

Os motoristas que forem abordados em blitz e estiverem aguardando o prazo de sete (7) dias úteis da chegada do documento oficial podem utilizar o comprovante de pagamento como prova da regularização do veículo.

Como realizar o licenciamento SC 2018?

O processo de licenciamento SC 2018 pode ser realizado por meio do site do DETRAN do estado de Santa Catarina (www.detran.sc.gov.br), completamente online, basta apenas você acessar o site, clicar em Veículos, e assim preencher as lacunas com as suas informações como imagem abaixo:

Depois preencha corretamente o código de segurança, então clique em “Consultar”, conforme imagem abaixo explica.

Nesta opção você também pode realizar a emissão das segundas vias de boletos caso seja necessário quitar débitos pendentes ou a primeira via tenha sido perdida ou extraviada por alguma razão.

Se você optar por realizar o procedimento pessoalmente em um banco, precisa estar munido de documentos (carteira de habilitação, CPF, identidade) e do Renavam do seu veículo.

Regularização de outros documentos

O IPVA é uma taxa que pode variar de estado para estado, então cheque previamente para se informar sobre os valores, e também pode ser pago à vista com 3% de desconto ou parcelado em até três vezes.

Esta regularização pode ser realizada também em casas lotéricas contanto que o motorista esteja munido do boleto ou documento do veículo: as casas lotéricas também podem ter acesso às tarifas que precisam ser quitadas. Recomenda-se a checagem prévia dos valores para que a transação ocorra sem surpresas.

Quaisquer dúvidas que você ainda possa ter sobre o licenciamento SC 2018 ou relacionada à outros assuntos que possam intervir na regularização do seu veículo, acesse o site do DETRAN ou entre em contato com o DETRAN do seu estado, o que pode também ser realizado via online.

Esteja sempre atento e não perca os prazos para não gerar transtornos desnecessários ou até mesmo perder a carteira de habilitação! Lembre-se de checar sempre os valores e conferir seus benefícios ao estar em dia com a lei!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply