Renavam Detran RJ 2018 – Consulta por Placa (nada consta, débitos)

Renavam é a sigla utilizada para designar o Registro Nacional de Veículos Automotores. Trata-se de um código composto por números que desempenham o papel semelhante ao do famoso RG, só que do carro, neste caso. O Renavam auxilia na identificação do veículo, uma vez que a esse código estão atreladas informações básicas sobre o automóvel, como características físicas, processos de licenciamento, emplacamento, transferências de dono e estado, multas e eventuais débitos.

Todas essas informações são devidamente registradas pelo Detran RJ, que as utiliza para ter melhor controle sobre o veículo, atualizações e aplicações de autuações em caso de infrações de leis de trânsito. Assim como o RG, o Renavam é um código único, inalterável e não duplicável. Ou seja, a possibilidade de existir dois automóveis como o mesmo Renavam é nula, o que minimiza o risco de fraudes e protege o proprietário do carro.

Curiosamente, qualquer pessoa pode consultar informações sobre o veículo, desde que tenha em mãos o código, que pode ser fornecido pelo atual proprietário ou identificado em papéis específicos.

Como saber qual é o Renavam do veículo?

O Renavam RJ pode ser localizado de maneira simples, no canto superior do documento CRLV, a Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo, que todo carro possui.

Se o automóvel tiver passado por um processo de transferência de estado ou dono, o código também pode ser encontrado nos documentos que atestam essa alteração, facilitando a identificação do Renavam.

Consulta Renavam 2018 Detran RJ

A consulta Renavam 2018 pode ser realizada de maneira descomplicada e no conforto do seu lar, sem ter de enfrentar longas filas de espera. Para isso, basta acessar o site oficial do Detran RJ, no link http://www.detran.rj.gov.br/, e seguir essas recomendações:

  • Clique em “Veículos”, no menu principal da página inicial do Detran RJ;
  • Em “Menu Veículo”, posicione o mouse sobre “Consultas”;
  • Selecione a opção “Nada Consta”. Uma nova página será carregada automaticamente;
  • Informe o número do Renavam do veículo no campo indicado;
  • Digite o código de segurança exibido na imagem carregada automaticamente na página;
  • Clique em “Consultar”. A próxima página trará informações detalhadas sobre o automóvel.

É importante salientar que a consulta Renavam 2018 Detran RJ só será efetuada se o código for informado. Por isso, tenha consigo essa informação para ter sucesso na consulta.

Quando a consulta Renavam 2018 deve ser feita?

Acompanhar informações sobre o veículo através da consulta Renavam é sempre importante, uma vez que assim é possível solucionar com prontidão eventuais pendências e evitar complicações com o Detran RJ.

No entanto, há algumas situações em que a consulta Renavam é essencial e deve ser feita obrigatoriamente. Saiba aqui quais são essas ocasiões e não deixe de consultar!

Compra de veículos seminovos ou usados

Ao finalmente realizar o sonho de comprar um carro é comum que alguns detalhes passem despercebidos, ainda que seja um automóvel seminovo ou usado. É aí que mora o perigo!

Pode ser que algumas informações sejam deixadas de lado pelo atual proprietário e é importante conhecer esses detalhes, pois existe a possibilidade de alguma pendência estar envolvida.

Por isso, antes de fechar a compra de um veículo seminovo ou usado é fundamental consultar Renavam. Assim, será possível saber se há algum problema associado ao automóvel e evitar prejuízos/gastos inesperados no futuro.

O grande diferencial é que verificar o código no site do Detran RJ permite saber se há dívidas associadas ao carro, podendo exigir que o proprietário quite esses débitos antes de finalizar a compra.

Acompanhamento de multas sofridas

É muito provável que você já tenha visto reportagens sobre golpes envolvendo multas e envios de boletos falsos em nome do Detran RJ, sendo que muitos motoristas efetuam o pagamento sem se dar conta da fraude.

Consultar o Renavam ajuda a não cair nesse golpe. Todas as multas associadas ao automóvel serão devidamente registradas no código. Ao efetuar a consulta dá para acompanhar melhor essas informações, saber se realmente houve a aplicação da multa e evitar o pagamento de boletos fraudulentos.

Conhecimento de débitos

É o comum o proprietário do veículo se esquecer de quitar alguma taxa, especialmente impostos como o IPVA e o seguro obrigatório. Consultar o Renavam regularmente no site do Detran RJ faz com que seja possível identificar esses problemas o quanto antes.

Assim, dá para quitar débitos e minimizar a possibilidade de ter complicações mais graves junto ao Detran, podendo manter o veículo em circulação com mais tranquilidade. Ademais, também se evita o pagamento de juros altos que estão atrelados aos atrasos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply